Muitos atores ou candidatos a tal me perguntam qual carreira deve seguir: teatro ou televisão?
Sempre dou como exemplo a escolha em aprender português ou inglês. Poderia perguntar qual é o certo ou o melhor? Oras, as duas é claro. As duas são formas de comunicação, linguagens diferentes , mas que tem o mesmo objetivo: COMUNICAR!
A mesma coisa acontece com o teatro x TV.
Além das diferenças técnicas aplicadas na impostação vocal, expressão corporal e demais técnicas de interpretação, o teatro te possibilita maior tempo para o estudo das personagens. A TV é literalmente “produção” , a agilidade é ago fundamental, não se tem o tempo que o teatro nos dá para ensaios e laboratórios.
Quem faz teatro convive com o aplauso do público logo após sua apresentação, o que se reflete em sensação de prazer e missão cumprida. Na TV esse retorno só é sentido quando o trabalho é veiculado.. O teatro tem um público restrito, a TV lhe dá maior visibilidade.
Uma coisa é certa, ator que é ator têm condições de atuar em todas as áreas.
Deixo aqui uma dica: seja um profissional competente e cumpra o verdadeiro papel do ator, que é sentir com veracidade as emoções das suas personagens e conseguir transmitir isso para o público.
Independente do caminho que você decida seguir, não se esqueça seja um ator/(atriz) produtor(a). Hoje com a internet está tudo mais democrático então não espere pelas oportunidades. Faça as oportunidades acontecerem.
Antes de se preocupar com a escolha do veículo que vai seguir, se preocupe em ser ”ATOR”.
“O teatro, na internet, você escolhe fazer e a TV escolhe você”.
Um abraço amigo
Jeam Pierre Kuhl
Diretor e preparador de atores